Duda KuhnertSão Paulo
Jornalista, roteirista e pesquisadora formada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com passagem pela Berlin University of Arts (UdK). É mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa em cinema de arquivo. Foi contemplada com fomento do Programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ durante o mestrado.
Trabalhou como produtora e editora dos podcasts do Fantástico. Foi também co-autora e pesquisadora do livro Explosão Feminista, organizado por Heloísa Teixeira e lançado pela Companhia das Letras. Dirige, produz e escreve roteiros em projetos documentais e podcasts. Já colaborou com Folha de S. Paulo, BBC News Brasil, Canal Futura, ArtRio, Instituto Alana, além de mídias independentes. Atualmente trabalha na Trovão Mídia, produtora especializada em podcasts narrativos.
eduardakuhnert@gmail.com
LinkedIn
Matéria publicada na edição impressa
e no site da Folha de S.Paulo
2024
A matéria em página dupla no caderno Ilustrada apresenta Judy Chicago, considerada a pioneira da arte feminista, e destaca o reconhecimento internacional de sua obra , com duas grandes retrospectivas realizadas na França e na Inglaterra em celebração aos 60 anos de sua carreira. As exposições reúnem obras monumentais que marcaram sua trajetória e reafirmam sua importância como uma das artistas mais influentes da arte contemporânea.
Em entrevista para a matéria, Judy Chicago fala sobre sua produção centrada na experiência feminina e sua motivação política e estética ao longo das décadas. Sua carreira é pautada pela ousadia e pelo ativismo, rompendo barreiras em um meio predominantemente masculino e abrindo caminho para novas vozes femininas, consolidando-se como uma das protagonistas do movimento feminista nas artes visuais.